Monday 19 March 2018

Banco negara malaysia forex loss


O Bank Negara apostou RM700 bilhões por mês no mercado forex.
Então, você tem isso. O governador foi mantido no escuro. Nem Mohamed administrou a operação e reportou-se diretamente ao ministro das Finanças, Tun Daim Zainuddin, e ao primeiro-ministro, Tun Dr Mahathir Mohamad. As perdas reais foram superiores a US $ 13 bilhões ou RM130 bilhões no valor de hoje. O faturamento mensal foi de R $ 700 bilhões, enquanto a posição total total foi de US $ 150 bilhões.
OS CORREDORES DO PODER.
Raja Petra Kamarudin.
Finalmente, 24 anos depois que Lim Kit Siang levantou o assunto pela primeira vez no Parlamento e pediu uma investigação, amanhã a Comissão Real de Inquérito (RCI) investigará como e por que o Bank Negara perdeu US $ 10 bilhões apostando no mercado forex.
Como se costuma dizer, a justiça pode ser adiada, mas nunca pode ser negada. Até mesmo Galileu Galilei foi perdoado pela igreja quase 340 anos depois de sua morte e 346 anos depois de ter sido excomungado. E Tun Dr Mahathir Mohamad pode finalmente receber a sua justiça também, quase 30 anos depois de ter exposto pela primeira vez a Malásia à falência.
Lim Kit Siang queria que o RCI fosse estabelecido e que Mahathir fosse punido e agora ele está cumprindo seu desejo.
Na verdade, a perda real que o Banco Negara sofreu foi mais de US $ 13 bilhões e não apenas US $ 10 bilhões. Então, isso chegaria a US $ 30 bilhões hoje ou cerca de RM130 bilhões no valor de hoje. Então, dizer que a Malásia perdeu "apenas" RM30 bilhões não é muito precisa. Isso é RM100 bilhões a menos que os RM130 bilhões que o país perdeu em termos reais.
Mais importante, o Bank Negara estava apostando a uma taxa de RM700 bilhões por mês e a posição total total era de US $ 150 bilhões. E considerando que as reservas da Malásia na época eram de apenas US $ 20 bilhões, esses números são loucos e o criminoso deveria ser baleado, como o que eles fariam na China.
Nem Mohamed Yakcop administrou a operação, mas Jaafar Hussein foi feito o kambing hitam.
O homem por trás de toda a operação era Nor Mohamed Yakcop e até mesmo Jaafar Hussein, o governador do Bank Negara na época, era mantido no escuro. Mas então Jaafar foi feito o kambing hitam (cordeiro de sacrifício) e até Kit Siang disse ao Parlamento que Jaafar deveria ter recebido uma medalha em vez de ser punido por um crime que nunca cometeu.
Então, você tem isso. O governador foi mantido no escuro. Nem Mohamed administrou a operação e reportou-se diretamente ao ministro das Finanças, Tun Daim Zainuddin, e ao primeiro-ministro, Tun Dr Mahathir Mohamad. As perdas reais foram superiores a US $ 13 bilhões ou RM130 bilhões no valor de hoje. O faturamento mensal foi de R $ 700 bilhões, enquanto a posição total total foi de US $ 150 bilhões.
Esses três vão ser enforcados pelo crime que atribuíram aos outros.
Agora você sabe por que Mahathir foi ao tribunal e tentou adiar o RCI da mesma forma como Anwar Ibrahim adiou seu julgamento de 'Sodomy 2' por sete anos. Mahathir esperava que, se pudesse adiar o RCI também por sete anos, ele teria 100 anos e provavelmente estaria morto quando o RCI estivesse. Por isso, não importa o que eles descobrem.
Mas o tribunal rejeitou o pedido de Mahathir e amanhã o RCI vai se sentar. Então, os malaios vão descobrir que Mahathir levou a Malásia ao limite, como aconteceu durante a Crise dos Mísseis de Cuba. E para cobrir esse desastre, eles venderam a Malaysian Airlines em uma grande linha aérea nacional da Malásia, com lucro e falência. Foi, como dizem os chineses, cavar um buraco para cobrir outro buraco.
E isso é o que o RCI vai descobrir & # 8212; como o "Top Dog" do Pakatan Harapan praticamente faliu na Malásia porque ele queria ensinar ao Ocidente uma lição que eles nunca esquecerão. E bastou um homem, George Soros, para ensinar uma lição a Mahathir e, em apenas duas semanas, a Malásia perdeu mais de US $ 13 bilhões. Mas então estão os 13 bilhões de dólares em perdas devido a jogos de azar ou é uma parte do dinheiro que atraiu a "porta dos fundos"?

Advogado: Ausência de testemunhas-chave de revés para sonda forex.
Ex-BNM governador Jaffar Hussein e auditor geral Ishak Tadin poderia ter dado provas se uma investigação oportuna foi realizada, diz Gurdial Singh Nijar.
PUTRAJAYA - O fato de duas testemunhas importantes não terem dado provas é um grande revés na tentativa da Royal Commission of Inquiry (RCI) de investigar as perdas de forex sofridas pelo Bank Negara Malaysia (BNM) há cerca de 25 anos, disse um advogado.
Gurdial Singh Nijar disse que este evento foi um lembrete sombrio de que as autoridades deveriam conduzir uma investigação assim que um fiasco fosse descoberto, já que os fatos estavam frescos nas mentes das testemunhas.
Gurdial, que representou Anwar Ibrahim na audiência da RCI, disse que o ex-governador do BNM, Jaffar Hussein, e o ex-auditor geral Ishak Tadin foram duas testemunhas importantes para desvendar os eventos na época.
"No entanto, Jaffar faleceu enquanto Ishak é incompetente para prestar depoimento devido à sua condição médica," # 8221; ele disse aos repórteres.
O presidente do RCI, Mohd Sidek Hassan, declarou anteriormente que o processo foi concluído sem ouvir o testemunho de Ishak, que deveria ser a última testemunha.
O filho de Ishak, Rizal, disse que seu pai, que foi auditor geral entre 1986 e 1994, não pôde testemunhar devido à perda de memória.
Ele disse que as habilidades de memória e pensamento de seu pai foram prejudicadas e que ele não seria capaz de lembrar de eventos importantes relevantes para a investigação.
"Meu pai começou a ter comprometimento cognitivo em 2007. Como resultado, ele é incapaz de se lembrar," # 8221; ele disse.
Jaffar, que foi governador de 1986 a 1994, renunciou ao cargo depois de assumir a responsabilidade pela perda e falecer em 1998.
Gurdial disse que o resultado do RCI seria prejudicado, já que muitos fatos do caso não poderiam ser verificados através das duas personalidades.
“Há uma enorme lacuna na cadeia de evidências. Por exemplo, não sabemos sobre a comunicação entre Jaffar e Anwar que era então o ministro da Fazenda, & # 8221; disse Gurdial que apareceu na audiência junto com Sivarasa Rasiah.
Gurdial disse estar perplexo porque o Ministro do Comércio Internacional e Indústria Mustapa Mohamed agora concordou em ter o RCI nas perdas cambiais, embora ele tenha rejeitado em 1993, quando ele era o vice-ministro das finanças.
Enquanto isso, a Sivarasa disse que os procedimentos do RCI eram injustos, pois os advogados que compareceram às partes interessadas não receberam documentos importantes.
"Como vamos preparar uma submissão detalhada para a consideração da RCI quando nos foram negados fatos relevantes nos documentos? & # 8221; ele perguntou.
Sivarasa previu que Anwar estaria entre aqueles que seriam responsabilizados no relatório.
"Não podemos contestar quaisquer conclusões injustas do RCI, pois suas recomendações não podem ser postas de lado em um processo judicial", disse ele.
Sivarasa, que é MP Subang de PKR, disse que usaria a esfera pública para desafiar o relatório.
O advogado Mohamed Haniff Khatri Abdulla disse que o RCI foi criado com um motivo político.
"Este RCI é um desperdício de tempo e recursos públicos para deliberar sobre um evento que ocorreu há cerca de 25 anos atrás, & # 8221; ele disse.
Haniff, que representou o ex-primeiro-ministro Dr Mahathir Mohamad, disse que a culpa será atribuída a Anwar e ao ex-governador assistente do BNM, Nor Mohamed Yakcop.
Ele disse que o BNM, como um órgão autônomo, se aventurou em atividades de forex para administrar suas reservas externas e estabilizar o ringgit.
As perdas, disse ele, foram sofridas como resultado de uma tentativa de proteger o ringgit de especuladores fraudulentos.
"Não é um caso de alguém que roubou dinheiro para ganhos pessoais, & # 8221; ele disse.
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Mahathir usando dinheiro Forex roubado para financiar o Pakatan.
Mahathir concordou em financiar a Pakatan Harapan RM3 bilhões para as próximas eleições gerais para que eles concordem em registrar a coalizão e sair com um logotipo comum e um manifesto de eleições conjuntas. Mas há outra razão para os RM3 bilhões. Esse RM3 bilhões faz parte do dinheiro roubado dos estrangeiros e Mahathir quer encher a boca de Kit Siang para comprar seu silêncio.
PAKATAN'S JOGO DE TRONOS.
Raja Petra Kamarudin.
Durante meses desde que o PPBM ak. a. Pribumi foi lançado, a coalizão de oposição estava sendo promovida como Pribumi-Pakatan Harapan. Agora, finalmente, o Pakatan Harapan concordou em admitir Pribumi na coalizão de oposição. Portanto, agora não é mais o Pribumi-Pakatan Harapan, mas uma coalizão paquistanesa de quatro partes: DAP, PKR, Pribumi e PAN.
No entanto, Mahathir não quer que Pribumi seja um membro oficial da Pakatan Harapan, a menos que a coalizão esteja legalmente registrada, com ele como presidente, e a menos que todos os partidos membros contestem a próxima eleição geral sob um nome com uma bandeira e um logo. Mahathir quer que o Pakatan Harapan seja uma duplicata do Barisan Nasional, onde todos os partidos da coalizão contestam as eleições sob Barisan Nasional e não sob seus partidos individuais. Mahathir sente que esta é a única maneira pela qual a coalizão de oposição pode ganhar mais do que apenas 70 cadeiras no parlamento.
A Pakatan Harapan concordou em registrar legalmente a coalizão e sair com um logotipo comum e manifesto de eleições conjuntas, como Mahathir quer.
Em 20 de março de 2017, a Pakatan Harapan anunciou que concordou em registrar legalmente a coalizão e sair com um logotipo comum e um manifesto de eleições conjuntas, como o que Mahathir deseja. Mahathir, por sua vez, concordou em sair com os RM3 bilhões que a oposição precisa para financiar as próximas eleições gerais.
Quando a questão da doação de RM2.6 bilhões que o primeiro-ministro Najib Tun Razak recebeu de fontes árabes apareceu pela primeira vez, Mahathir disse que RM2.6 bilhões é demais. Mahathir revelou que, quando era primeiro-ministro, precisava apenas de RM1,5 bilhões para financiar as eleições (que todos já sabiam há muito tempo). Isso significa que mais de RM1 bilhões foram sequestrados e Mahathir queria saber o que aconteceu com esse dinheiro.
Agora Mahathir tem que comer suas palavras. RM1.5 bilhões não é suficiente e ele realmente precisa sair com RM3 bilhões para financiar o Pakatan Harapan. Em suma, Mahathir está confirmando que RM2.6 bilhões não é realmente muito e é sobre o número correto para financiar as eleições gerais, uma vez que ele também tem que sair com RM3 bilhões para financiar o Pakatan Harapan.
Mahathir tem que fechar a boca de Kit Siang enchendo-a com dinheiro.
Mas Mahathir tem mais de uma razão para concordar em financiar o Pakatan Harapan com o valor de RM3 bilhões. Uma delas, é claro, é fazer com que a Pakatan Harapan concorde em registrar legalmente a coalizão de oposição e sair com um logotipo comum e um manifesto de eleições conjuntas. A segunda é garantir que a Kit Siang não colabore ou testemunhe perante a Comissão Real de Inquérito (RCI) que será montada para investigar as perdas de US $ 10 bilhões em Forex de 1988 a 1994.
Kit Siang tem todas as evidências relativas a este escândalo, e se ele testemunhar perante o RCI e apresentar as provas, Mahathir é um homem morto andando. E Kit Siang já revelou no passado que ele tem todas as evidências e que, se a oposição chegar ao poder, ele se certificará de que Mahathir seja preso e enviado para a prisão pelo resto de sua vida.
E esse é o maior medo de Mahathir. Ele precisa silenciar Kit Siang enfiando a boca em dinheiro. E Mahathir vai usar parte do dinheiro que roubou do Bank Negara, sob o disfarce de "perdas Forex" para encher a boca de Kit Siang. E uma vez que a boca de Kit Siang esteja cheia de dinheiro roubado, ele seria a última pessoa na terra a identificar Mahathir por roubar bilhões do Bank Negara através das negociações de Forex de 1988-1994.
O DAP está fingindo que precisa levantar fundos para financiar as próximas eleições gerais, enquanto eles já têm RM3 bilhões de Mahathir, para não mencionar os RM1.5 bilhões de Israel que receberam anteriormente.
Em suma, Mahathir está comprando o silêncio de Kit Siang. Como bônus, Mahathir chega a ser o presidente de uma coalizão legalmente registrada. A imagem de Pakatan Harapan, então, mudaria de uma coalizão liderada pelo DAP para uma coalizão liderada por Pribumi e ela pode deixar sua identidade Ali Baba. Mahathir espera que isso conquiste mais malaios. E isso funciona também para Kit Siang porque, então, o DAP não precisa trazer os RM1,5 bilhões recebidos de Israel e correr o risco de provar a alegação de onde vem a fonte de financiamento do DAP.
Mas Mahathir ainda não está totalmente claro. Enquanto o Pakatan Harapan pode ter concordado em registrar a coalizão e sair com um logotipo comum e um manifesto de eleições conjuntas, isso não significa que o DAP ainda não pode sair com seu próprio manifesto eleitoral (separado), como da última vez (ou mesmo separado). manifestos eleitorais para cada estado) e contestar a eleição sob seu próprio banner DAP & # 8212; o que significa que iria derrotar todo o propósito deste exercício.
O DAP ainda está deixando a porta aberta e seu "foguete" não será enterrado ainda. O DAP sabe que os eleitores chineses têm a garantia de votar "foguete", mas não há garantia de que votariam em outra coisa. Assim, o DAP perderá muito, descartando seu "foguete".
Os chineses se identificam com o foguete e qualquer outra coisa custará muitos votos ao DAP.
Kit Siang quer que Mahathir entregue os RM3 bilhões antes que o DAP tome a decisão final e feche a porta do "foguete". Até lá a porta permanece aberta. Prometendo RM3 bilhões é uma coisa. Mas enquanto os RM3 bilhões ainda não estiverem no seu bolso, então tudo pode acontecer ao longo do caminho. Afinal, Mahathir tem feito tantas voltas que você nunca sabe o que ele vai decidir amanhã.
Então é um impasse no momento. Mahathir quer uma coalizão legalmente registrada, uma bandeira e um logotipo comuns e um manifesto de eleições conjuntas. Ele também quer que todas as partes contestem as próximas eleições gerais sob o nome comum e não sob seus nomes individuais. Anthony Loke Siew Fook disse que isso ainda não é final. E só se tornará final quando Mahathir entregar o financiamento de RM3 bilhões.
Mahathir não tem escolha a não ser entregar o RM3 bilhão porque ele precisa comprar o silêncio de Kit Siang. Se Kit Siang canta durante o Forex RCI, então Mahathir é carne morta. Mas se ele entrega o dinheiro agora ou mais perto da eleição geral é uma decisão que ele agora tem que tomar. O RCI poderá em breve se reunir e, se Mahathir não puder silenciar Kit Siang, o futuro será realmente muito sombrio. Mahathir está balançando no gancho de Kit Siang e ele tem que se libertar do alcance de Kit Siang.
Kit Siang perdeu a calma quando perguntado sobre sua posição atual sobre o escândalo Forex.
Quando perguntado pelos repórteres sobre sua posição atual sobre o escândalo Forex, Kit Siang explodiu seu top e gritou que sua posição permanece a mesma. Kit Siang disse que ainda quer ver aqueles que causaram a perda de 10 bilhões de dólares para serem investigados e punidos. E o escândalo precisa ser investigado pelo RCI porque uma grande fatia desse dinheiro não foi "perdas normais", mas foi roubado por trás do disfarce das "perdas Forex".
Se o papel de Mahathir nesse roubo for revelado, ele será forçado a devolver o dinheiro. E estamos falando de US $ 10 bilhões aqui com uma grande fatia do que realmente foi roubado. Então RM3 bilhões é um pequeno preço a pagar para comprar o silêncio de Kit Siang e ao mesmo tempo se tornar o presidente do Harapan Pakatan registrado legalmente e ser ungido como primeiro-ministro em espera.
Então, quem disse que Lim Kit Siang e os líderes da DAP são limpos, santos, incorruptíveis e não podem ser comprados? Kit Siang provou que, pelo preço certo, até ele pode ser comprado. E Mahathir, por sua vez, aprendeu que, ao lidar com as promessas de Kit Siang, não são boas o suficiente. Tem que ser dinheiro adiantado.

Perda cambial de Bank Negara Malaysia
Dato Seri Anwar Ibrahim foi chamado pela força-tarefa especial para investigar as perdas de especulação cambial do Banco Negara Malaysia em 1994.
A declaração com o nosso comentário, como um antigo negociador de câmbio com alguma familiaridade com o problema em mãos e alguns dentro trilha, abaixo.
Saya memilih untuk bekerjasama deng Pasukan Petugas Khas Forex selaku mantan Menteri Kewangan 1991-1998. Saya berpuas hati ganhou em yang diberikan oleh Pengerusi Tan Sri Sidek e jawatankuasa.
No entanto, a Força-Tarefa Especial pode recomendar ao governo se deve prosseguir para uma investigação mais aprofundada. Se houver motivo para ser processado, só será divulgado no tribunal. Por que a Sivarasa deveria estar por perto?
Isto não é uma investigação criminal. Mais ainda, é perigoso ensinar novos truques a Pattaya Pete, Anwar Ibrahim.
Tun Mahathir estava por trás de mais um escândalo financeiro e mãe de todos os prejuízos?
Também indague sobre uma negociação de programas proprietários introduzida por um ex-vice-ministro que veio de uma família bancária.
2 comentários:
Seja o que for, ele é rico. Toda a câmara de compensação do cambista vai para sua roupa. Todos os seus anak keponakan posição em banca de investimento em todo da malásia para Cingapura. Todos os negócios internacionais garantem que ele esteja seguro. Que grande coisa ele conseguiu.

Din Merican: o blogueiro malaio DJ.
& # 8230; melhor seguir a verdadeira verdade das coisas & # 8230; Maquiavel.
Banco Negara Malásia Forex Perda RCI & # 8217; Najib Razak & s vingança política.
Banco Negara Malásia Forex Perda RCI & # 8217; Najib Razak & s vingança política.
O Genius Forex do Banco Negara agora é Vice-Presidente, Khazanah Nasional Berhad. Será interessante descobrir o que o RCI pensa do seu papel neste fiasco dos estrangeiros. O falecido governador Tan Sri Jaffar Hussein levou o golpe, enquanto o gênio saiu suavemente e foi reabilitado pelo primeiro-ministro Abdullah Badawi e prosperou sob Najib Razak. Ele alegou ser o homem que ensinou o dr. Mahathir Mohamad sobre câmbio.
Um antigo negociante cambial (forex) do Bank Negara afirmou ter movimentado até US $ 800 milhões por dia em operações sob a instrução do então Governador Assistente do Bank Negara, Nor Mohamed Yakcop.
Fizaman Noor Mohammed Nasir, no entanto, disse que o acordo foi feito sob uma posição de gerência. Fizaman trabalhou como dealer forex no Departamento Bancário do Bank Negara entre 1989 e 1998.
Na Audiência da Comissão Real de Inquérito (RCI) sobre as perdas cambiais do Bank Negara esta tarde, o oficial Suhaimi Ibrahim perguntou a Fizaman como ele poderia exceder o limite de negociação forex.
& # 8220; O limite de US $ 30 milhões é para a posição do dealer. O acordo de US $ 800 milhões foi para o cargo de gerente, de acordo com as instruções de Nor Mohamed # 8217.
"Sem instruções, nós, revendedores, jogamos com nossas próprias regras," # 8221; Fizaman explicou. Ele revelou que, sob uma posição de gerência, os revendedores não têm o direito de se recusar a se envolver em um determinado negócio.
Suhaimi, entretanto, apontou como Fizaman admitiu que as perdas foram incorridas durante as negociações.
Se você soubesse que havia muitas perdas, por que não havia discussões (para superar o problema)? & # 8221; ele perguntou.
Fizaman respondeu que um revendedor poderia simplesmente fornecer suas opiniões.
"Tentamos aconselhar através do senso econômico e de como as coisas podem melhorar. (Mas) o que é decidido depois disso não é nossa tarefa. Mesmo que a visão do mercado seja negativa, a decisão final é tomada por Nor Mohamed, & # 8221; ele disse.
Em sua declaração de testemunha, Fizaman explicou que as transações para a posição do revendedor são registradas em um mata-borrão antes de serem entregues ao revendedor chefe a ser assinado.
Para a posição de gerenciamento, as transações são registradas de maneira semelhante em um blotter e arquivadas sob gerenciamento.
& # 8220; O mata-borrão é o relatório final, é sempre mantido na sala de negociações. Eu não conheço nenhum outro relatório além disso, & # 8221; disse Fizaman, que era a sexta testemunha no processo.
Anteriormente, a quinta testemunha do RCI & # 8217; Essah Yusoff, que era gerente do Fundo do Banco Negara e secretária do comitê de reservas externas (ERC), disse que era responsável por preparar o limite para os concessionários.
Na maioria das vezes, no entanto, Essah disse principalmente que ela não se lembrava do # 8221; às várias questões colocadas pelo painel do RCI.
Tan Sri Mohd Sidek Hassan (Presidente) e membros do Banco Negara Malásia Forex Royal Commission.
O presidente da RCI, Mohd Sidek, Hassan, até mesmo cavou em Essah, observando como ela realmente não se lembrava do # 8221 ;.
Enquanto isso, comentando o assunto, o advogado do ex-primeiro-ministro Dr. Mahathir Mohamad, Mohamed Haniff Khatri Abdulla, disse que isso era compreensível, já que era um evento que ocorrera há quase 30 anos.
Você recorda o que aconteceu há três dias, há cinco anos?
"Eles (as testemunhas) tentaram lembrar o que podiam. Eles não conseguiam se lembrar dos detalhes menores, mesmo com o relatório na frente. (Como tal), não poderia haver uma conclusão de que houve perdas excessivas mais do que o que foi declarado, & # 8221; Haniff disse aos repórteres depois que os procedimentos de hoje terminaram.
O RCI deverá concluir sua investigação dentro de três meses a partir da data de sua criação em 21 de agosto e, posteriormente, enviar seu relatório ao Yang di-Pertuan Agong.
Foi encarregado de determinar a veracidade das alegações em torno das perdas cambiais incorridas pelo Bank Negara e suas implicações na economia nacional, entre outras.
Mahathir e a oposição acusaram o primeiro-ministro Najib Abdul Razak de tentar vingar-se politicamente contra o ex-premiê e desviar a atenção do 1MDB ao remeter questões antigas.
Pós-navegação.
6 pensamentos sobre & ldquo; Banco Negara Malásia Forex Loss RCI & # 8211; Najib Razak & # 8217; Vendetta Política & rdquo;
Eu acho que o ponto é simplesmente culpar grandes perdas em Mahathir, de modo que Najib possa justificar seu próprio roubo, que todos agora não podem negar. Fato que a oposição está meramente fazendo uma falsa equivalência que o 1MDB RCI deveria ser conduzido já é uma vitória para Najib. 1MDB e Forex perdas são duas coisas diferentes. Na pior das hipóteses, Mahathir infringiu imprudentemente a lei processual e a regulamentação. Najib é um ladrão.
Curt & amp; direto ao ponto em Vendetta? & # 8211; PM Najib AR arrumando o antigo & # 8216; esqueleto & # 8216; do túmulo, ao configurar o RCI no escândalo Forex com G Sorros, pode estar bem & amp; Bom para a nação # 8230; ..
Da mesma forma, em algum tempo futuro imprevisível posterior, alguém mais no poder (na verdade, algum poder do Alto), TAMBÉM acumulará o esqueleto (agora) sendo enterrado pelos culpados, envolvido nos escândalos do 1 MDB. (incorrendo na ira da nação envolvendo os fundos INICIAIS liberados no valor de US $ 1,3 bilhão, MYR 4,5 bilhões, os acordos Scorpianos, e a horrível morte de Al-Itsa, manchas de sangue ainda vermelhas em suas palmas & # 8230; & # 8230;
O que circula, pode ainda vir por aí. Quem sabe & # 8230; (Por exemplo: desventuras shorty com fundos da FGV na compra do Park City Hotel em Kensington UK & #; 8211; Valor estimado real de MYR 1,10 Milhões Inflados a 3,30 Milhões & # 8230; .. como ou por quê?) Mesmo princípio em casos anteriores envolvidos no capitalismo CRONY set-ups em posse do Dr. Mahathir. ? & # 8211;
(Rakyat yang Melleleh ayer lieur & # 8230; ..)
Comum quando velhos amigos e parceiros têm uma disputa e seguem caminhos separados com um para conseguir o outro. Lembre-se COMPARTILHAR ATUALIZAÇÕES-APs-CONCESSÕES-CONTRATOS-FOREX LOSSES-ETC todos destacados após a queda entre os líderes?
Para ser justo para todos os interessados, acho que devemos ter um super RCI para decidir quais são as questões nacionais desde o momento da Merdeka até o presente dia deve ter um RCI?
RCIs & # 8217; não tem ramificações legais diretas, mas morais e éticas. Octo e Anwar serão feitos bodes expiatórios de acordo com o manual.
Mas CSIs & # 8217; seria melhor em relação aos peccadillos de Jibros. Tudo isso está sendo investigado por autoridades estrangeiras. Malusia Boleh!
A má administração, a incompetência, a idiotice e a arrogância na maioria das desventuras de Octo, 82, mas a cleptocracia deliberada, a corrupção, o branqueamento de capitais e a escassez em quase todos os Jibros & # 8217 ;. Qual é mais prejudicial?
Ah sim Abnizar, o material FGV / FIC / SRC / LTH / LTAT em vez de 1MDB, é muito mais prejudicial nos kampongs. Este último só pode ser usado para implicar desvio de GST e cessação de subsídios e, portanto, "inflação".
Memi RCI? Incontinência Raghead!
Uma agenda do partido político. Perder tempo, energia e dinheiro. A grande perda não vai se recuperar. Muito melhor colocar tudo isso para ajudar os povos que estão enfrentando dificuldades na vida cotidiana.

Din Merican: o blogueiro malaio DJ.
& # 8230; melhor seguir a verdadeira verdade das coisas & # 8230; Maquiavel.
Arquivos da categoria: Banco Negara Malaysia.
Carta Aberta às Perdas Forex do Dr. Mahathir Bin Mohamad & Bank Negara.
26 de dezembro de 2017.
Carta Aberta às Perdas Forex do Dr. Mahathir Bin Mohamad & Bank Negara.
pelo segundo ministro das Finanças, Johari Abdul Ghani.
COMENTÁRIO | Caro Tun Dr Mahathir Mohamad,
Muitos de meus amigos que são leitores do blog de Tun entraram em contato comigo para esclarecimentos sobre o último artigo de Tun, intitulado "Caro Sr. Johari", sobre a questão da transação especulativa de câmbio.
No início, eu disse a eles que já falei o suficiente sobre o assunto e não quero prolongar a discussão sobre essa questão, especialmente porque já existe uma equipe independente na Polícia Real da Malásia (PDRM) que está investigando o assunto.
O tema das atividades de câmbio pode às vezes ser um assunto muito técnico para o homem comum nas ruas entender, particularmente em relação ao papel do Bank Negara Malaysia (BNM) na gestão das reservas internacionais do país. No entanto, senti que seria melhor tentar fechar a discussão colocando a questão em perspectiva simples para facilitar a compreensão.
É muito importante para o público em geral entender a diferença entre as atividades especulativas de câmbio e a administração ordenada do mercado de câmbio. A atividade especulativa de câmbio, para colocá-lo em palavras mais simples, é uma espécie de atividade de “jogo” com a esperança de retornos rápidos.
A administração ordenada do mercado de câmbio, no entanto, é muito diferente, uma vez que é uma facilitação da liquidez por parte do BNM aos participantes do mercado no país com o propósito de mitigar os desequilíbrios em relação à oferta e demanda do ringgit no mercado.
Para colocar o assunto em perspectiva, foi destacado em um relatório de auditoria interna preparado pelos auditores internos do BNM em 21 de janeiro de 1994 que a Divisão de Operações de Câmbio do Departamento Bancário do BNM estava envolvida em volumosas atividades de câmbio, tanto que o vencimento mensal de compra e venda de operações de câmbio, que atingiu uma média de RM140 bilhões em 1992, aumentou para impressionantes RM750 bilhões em 1993!
A parte substancial de tais transações foi de natureza muito especulativa e não refletiu o mandato do BNM de manter a condição ordenada do mercado de câmbio de acordo com a Seção 4 da Portaria do Banco Central da Malásia em 1958.
Trader de moeda notória da Malásia que quebrou o Bank Negara Malaysia, nem Mohamed Yakcop.
O referido relatório de auditoria interna também destacou que a magnitude dessas transações especulativas de câmbio era considerada muito excessiva, dado que o fundo de acionistas do BNM era de apenas RM4.4 bilhões e as reservas internacionais do país eram de apenas RM43.98 bilhões naquele momento. Essas atividades especulativas fizeram com que o BNM sofresse perdas na transação de câmbio no valor de RM31,5 bilhões durante o período em análise.
O Relatório de Auditoria também afirmou que as volumosas atividades especulativas de negociação de divisas que o banco central tinha realizado durante esse período foram realizadas pela Divisão de Câmbio do Departamento Bancário do BNM, chefiada por seu assessor / gerente então, Nor Mohamed Yakcop, que mais tarde tornou-se o Ministro das Finanças II do país.
Devido à escala dessas perdas de atividades especulativas de câmbio, o governo foi forçado a transferir suas ações da Telekom e Tenaga Nasional Berhad (TNB) para BNM ao valor nominal de RM1 por ação e essas ações foram imediatamente reavaliadas pelo BNM em RM22. 10 por ação e RM19.30 por ação para Telekom e TNB, respectivamente.
Além disso, o BNM teve que desfazer-se de suas ações da Malaysia Airlines (MAS) para um terceiro ao preço de RM8 por ação e as ações MISC por RM10 por ação para a Kumpulan Wang Pencen para obter o ganho. Se essas perdas especulativas de câmbio não fossem reais, o governo não teria tomado essas medidas drásticas para cobrir as perdas do BNM naquele momento relevante.
Membros da Royal Commission on Bank Negara Forex Losses.
O BNM e o país, desde então, percorreram um longo caminho, particularmente na instituição das reformas e controles e balanços necessários em relação às suas atividades de transações futuras de câmbio. Como resultado destas reformas, apesar da volatilidade dos fluxos de capital e do ringgit no período recente, a nossa economia continua a ser resiliente e a capacidade do BNM de salvaguardar a estabilidade económica e financeira permanece comprometida.
De fato, nossas reservas internacionais continuaram a se fortalecer desde então e, ao final de novembro de 2017, as reservas totalizaram US $ 101,9 bilhões e foram capazes de suportar 7,5 meses de importações retidas. Eu já disse o suficiente sobre este assunto e se a compreensão da verdade não é o objetivo da discussão, então não há nada que eu possa dizer sobre isso.
Desejo a Tun e à família o melhor da saúde e um Feliz Ano Novo; Que o Ano Novo seja pacífico e próspero para todos nós, malaios.
JOHARI ABDUL GHANI é ministro das Finanças II.
Banco Negara Malásia: Por que o Dr. Sukhave Singh renunciou.
10 de dezembro de 2017.
Obrigado, Dr. Sukhave pelo seu serviço ao Bank Negara Malaysia. O que você fez renunciando é apenas um exemplo. Foi preciso coragem e firme convicção moral para fazê-lo. Como ex-aluno do Bank Negara que esteve no Banco em 1960, tenho orgulho de você e desejo-lhe tudo de bom. Din Merican.
Carta do vice-governador BNM que deixou o cargo, por que o Dr. Sukhave Singh renunciou.
Se você estiver em uma posição de liderança, lembre-se e lembre-se com frequência de que a liderança é uma responsabilidade e não um privilégio. Lembre-se de que nada brilha mais nas profundezas do seu caráter do que no seu comportamento quando você acredita que tem poder sobre os outros. Nunca é liderança tentar fazer com que você pareça bom privando seus subordinados de oportunidades de serem seus melhores. Também nunca é aceitável usar o bullying como meio de exercer sua liderança. Se respeite; respeite aqueles que trabalham para você. & # 8211; Dr. Sukhave Singh.
Na semana passada, um funcionário de longa data e respeitado, o vice-governador do Banco Negara da Malásia, Dr. Sukhdave Singh, pediu demissão e as pessoas devem considerar isso como uma indicação do que está acontecendo nos bastidores.
Caros amigos e colegas
Como todos vocês já sabem, estou saindo do Banco em breve. Alguns de vocês me perguntaram por que estou saindo e devo confessar que evitei a pergunta.
Tudo o que posso dizer é que a minha vida no Banco baseou-se em certas expectativas profissionais e, quando me vejo em circunstâncias em que essas expectativas já não podem ser satisfeitas, não poderia ter havido outra decisão para mim.
Esta semana passada foi uma montanha-russa emocional. Os dias voaram tão rápido e dizer adeus foi mais difícil do que eu esperava. Conhecer muitos de vocês trouxe de volta uma enxurrada de lembranças e emoções. Mas agradeço a oportunidade de, pessoalmente, lhe desejar um adeus, e agradeço-lhe pelos bons votos que me expressou.
Na despedida, quero expressar minha gratidão àqueles que trabalharam comigo e me ajudaram a ter sucesso no meu trabalho. Ninguém chega à minha posição sem a ajuda de outros. Não posso agradecer a cada um de vocês individualmente, mas espero que saibam que estou me referindo a vocês e, por favor, aceitem meus sinceros agradecimentos.
Se eu contribuí para o seu próprio sucesso profissional, fico feliz; mas você não precisa me agradecer. Pague para a frente - faça parte do sucesso de outra pessoa.
Se você estiver em uma posição de liderança, lembre-se e lembre-se com frequência de que a liderança é uma responsabilidade e não um privilégio. Lembre-se de que nada brilha mais nas profundezas do seu caráter do que no seu comportamento quando você acredita que tem poder sobre os outros. Nunca é liderança tentar fazer com que você pareça bom privando seus subordinados de oportunidades de serem seus melhores. Também nunca é aceitável usar o bullying como meio de exercer sua liderança. Se respeite; respeite aqueles que trabalham para você.
Bem, minha jornada com o BNM chegou ao fim, mas a sua continuará. Desejo-lhe bom tempo e boa navegação.
Adeus e Deus te abençoe.
O Forex RCI culpa o vice-presidente do Ex-Khazanah Nasional, Nor Yakcop.
1 de dezembro de 2017.
O Forex RCI culpa o vice-presidente do Ex-Khazanah Nasional, Nor Yakcop.
O Bank Negara sofreu perdas no valor de RM31,5 bilhões em operações cambiais (forex) entre 1992 e 1994, segundo a Comissão Real de Inquérito (RCI).
O RCI também estabeleceu que Nor Mohamed Yakcop, que fazia parte da administração do Bank Negara na época, era o responsável pelas operações de negociação forex. A comissão também é da opinião de que este incidente envolveu uma violação criminal da confiança sob as Seções 406 e 409 do Código Penal.
Nem Mohamed (foto acima) estava encarregado das carteiras no Bank Negara entre 1986 e 1993, incluindo a gestão de reservas externas e a regulamentação dos mercados financeiros domésticos.
No entanto, segundo a RCI, outros partidos também tiveram que dividir a culpa: “Embora ele tivesse domínio sobre os fundos do BNM e parecesse ter uma mão livre em negociações forex, ele não poderia ter continuado por tanto tempo sem o pagamento direto. ou aprovação tácita de seus superiores e / ou outras autoridades.
“Portanto, a comissão avaliou a responsabilidade conjunta dessas pessoas, que poderiam ser abrangidas pela Seção 34 ou pela Seção 107 do Código Penal e explicadas como tendo a intenção comum ou a cumplicidade”, acrescenta a comissão em seu relatório, divulgado hoje.
Ex-vice-governador do Banco Negara da Malásia (BNM), o Dr. Lin See Yan disse à Royal Commission of Enquiry (RCI) que ficou chocado com a dimensão das perdas cambiais (forex) sofridas pelo banco central há 25 anos.
Esses indivíduos, de acordo com o RCI, são então o governador do Banco Negara, Jaafar Hussein, seu vice-diretor Lin See Yan, do Bank Negara, então o ministro das Finanças Anwar Ibrahim e o então primeiro-ministro Dr. Mahathir Mohamad.
Além disso, o RCI disse que o incidente envolveu um elemento de fraude em violação das Seções 417 e / ou 418 do Código Penal.
“A possibilidade de responsabilidade solidária também foi examinada. Poderia ser provado que várias pessoas do Bank Negara, do Ministério das Finanças, do Departamento de Auditores-Gerais, incluindo o conselho de administração do Bank Negara e o Ministro das Finanças, tinham todas as informações sobre as perdas cambiais e estavam envolvidas na ocultação de perdas reais nas negociações forex do Bank Negara.
"Portanto, eles devem ser solidariamente responsáveis ​​pela ofensa", afirma o relatório. O RCI também acusou Mahathir e Anwar de reter informações sobre as perdas cambiais do gabinete.
“O ministro da Fazenda também foi o principal responsável por reter os fatos e informações das perdas cambiais no gabinete.
"O primeiro-ministro, que também tinha conhecimento das perdas cambiais, não corrigiu ou ofereceu mais informações quando as perdas informadas ao gabinete não foram as perdas reais", diz o relatório.
Nenhuma recomendação adicional.
O RCI também concluiu que as atividades de negociação cambial do Bank Negara no momento material violavam a Seção 31 (a) da Portaria do Banco Central de 1958, já que o volume de transações excedia as reservas.
O RCI também opinou que houve uma ocultação deliberada das perdas cambiais, uma vez que não foi refletido com precisão nos relatórios anuais do Bank Negara.
“A comissão é da opinião de que o então Ministro das Finanças havia ocultado deliberadamente fatos e informações e feito declarações enganosas ao gabinete.
"A comissão também é da opinião de que o então primeiro-ministro havia tolerado as ações do ministro das Finanças", afirma o relatório.
Além das investigações criminais, a RCI disse que nenhum aprimoramento adicional ao Bank Negara era necessário, já que medidas substanciais haviam sido implementadas para melhorar a governança das reservas.
“Nenhuma melhoria adicional está sendo recomendada, já que as várias medidas para melhorar a governança geral e os controles internos do banco foram adequadamente tratadas na Lei do Banco Central da Malásia de 2009”, diz o relatório.
O RCI iniciou suas investigações em 15 de julho e foi encarregado de determinar se o Bank Negara causou prejuízos na década de 1990 por especulação cambial, se as leis que regem o Bank Negara foram violadas, se houve ocultação de fatos, recomendação de ações contra os responsáveis ​​e recomendação de medidas para evitar o incidente se repete.
O painel de cinco membros (foto acima) incluiu Mohd Sidek Hassan (presidente), o juiz Kamaludin Md Said, o Tajuddin Atan, o Saw Choo Boon e o SAK Pushpanathan.
Bank Negara RCI –A Political Witch hunt?
26 de setembro de 2017.
Bank Negara RCI –A Political Witch hunt.
The hearings of the Royal Commission of Inquiry (RCI) on Bank Negara Malaysia’s foreign exchange trading losses has ended. They called in 25 witnesses, and apparently more than 40 relevant documents have been scrutinised.
The RCI was to investigate the losses incurred by Bank Negara in the early 1990s. The RCI was led by its chairman Sidek Hassan, who is former Chief Secretary to the government and current chairman of PETRONAS.
At the beginning of the RCI, Sidek told the public that they had been given five key tasks.
Zeroing the Blame on Dr. Mahathir for Bank Negara Forex Losses. But what about 1MBD Scandal?
First, to determine the authenticity of the allegation on the foreign exchange trading losses suffered by Bank Negara Malaysia in the 1990s and its implications on the national economy.
Second, to determine whether BNM’s involvement in the foreign exchange trading activities which caused the losses had contravened the Central Bank Ordinance 1958 or any relevant laws.
Third, to determine whether there were hidden facts or information relating to foreign exchange losses suffered by BNM and misleading statements given to the Cabinet, Parliament and the Public.
Fourth, to recommend suitable actions to be taken against those found to be directly or indirectly involved in causing the losses and hiding the facts and information on the losses.
Fifth, to recommend appropriate measures to ensure the incident will not recur.
I find the increasing demands for RCIs rather worrying. Yes, indeed it is a legitimate tool that we can use to investigate any pertinent matter. But the fact that we see more and more people calling for RCIs on various issues show that there is a lack of trust in the regular mechanisms or institutions that exist to investigate matters.
We already have bodies like the police and the Malaysian Anti-Corruption Commission (MACC), plus various other law enforcement agencies, whose jobs are to conduct investigations on matters under their purview.
Public demand for RCIs to be formed imply that they do not fully trust the existing institutions, and that is why another body needs to be formed. This declining trust in our public institutions worries me.
In any case, the formation of this latest RCI is another low in itself. It was formed to investigate a matter that took place 30 years ago, when there are more than enough things that remain unresolved today.
The Malays have a saying about this: “Gajah depan mata tak nampak, tapi kuman di seberang laut nampak jelas.”
Supporters of former Prime Minister Dr Mahathir Mohamed have claimed that the RCI is an attempt by the government to tarnish his legacy. They have a point.
The focus of this investigation seems to be on Mahathir alone. With a stretch, perhaps it will implicate Anwar Ibrahim too. But the focus seems to be Mahathir.
I find this truly amazing because the RCI was formed only when Mahathir formed a new political party that is currently challenging UMNO.
When he was still in UMNO, nobody was interested in investigating him. And when he was Prime Minister, many of these people, from all races and religions, were kissing his hands.
Some of the current members of the Cabinet were Mahathir’s ardent defenders soon after the losses were incurred by Bank Negara. They stayed sheepishly silent while Mahathir was their leader. And they continued to be silent even after Mahathir’s retirement as Prime Minister in 2003.
Is it a coincidence that these politicians suddenly found their conscience a few months after Mahathir founded a new opposition party?
Where did they hide that conscience during the years when they were worshipping Mahathir?
Malaysia follows a Westminster-style democracy where the cabinet as a whole acts collectively. There is no one-man-show. All members of the cabinet are collectively and equally responsible for all the decisions.
Now with the new-found conscience, can we reasonably expect that everyone who has ever served under Mahathir’s Cabinet will take collective responsibility for any recommendations made by the RCI?
Or are they going to blame Mahathir alone since he is now an opposition leader, while claiming infallibility for those who are still in government?
An RCI is an institution that we usually appeal to in order to boost confidence in our system of government. When other bodies cannot fully fulfil the trust burden, we often appeal to entities like the RCI to step in and play their roles.
The high regards commanded by an entity like the RCI is the reason why it usually works. That is also why such a body deserves the word “Royal” in its name. But abusing an RCI like this is completely unacceptable. It erodes trust in yet another institution in the country.
If Mahathir has done any wrong in the Bank Negara forex dealings, then those people who were in his Cabinet at that time should have resigned in protest, or they should at least have spoken, then. Not just now. But they had 30 years to do it.
Failing to resign at that time shows that they have no real principles. And what a shame that they damage public trust in the noble institution of the RCI too in this blatant exhibition of their hypocrisy.
Wan Saiful Wan Jan is chief executive of Institute for Democracy and Economic Affairs (IDEAS).
Bank Negara Malaysia Forex RCI – what it has, and has not, established.
September 23, 2017.
Bank Negara Malaysia Forex RCI – what it has, and has not, established.
No Longer Deputy Chairman, Khazanah Nasional Berhad. Finalmente. He may end up carrying the can. But that is purely academic; the foreign exchange loss incurred by Bank Negara Malaysia is real–some RM30 billion.
QUESTION TIME | Three people collectively knew of what exactly transpired in Malaysia’s RM31.5 billion foreign exchange losses, but the demise of one of them results in a missing piece of evidence which would have provided the link in the chain of accountability as to who was ultimately responsible.
Even as the first casualty of the Royal Commission of Inquiry (RCI) into Bank Negara Malaysia’s (BNM) foreign exchange losses occurs, it is clear that the commission has not established much going by the proceedings which ended two days ago.
If the political intention in the setting up of this inquiry, or inquisition as some have called it, is to ascribe blame to and imply benefit to some – especially the Prime Minister at the time, Dr Mahathir Mohamad – it has not been conclusive.
But the extent of the losses to the country is clear – RM31.5 billion between 1991 and 1994, given to the RCI by a BNM staff member. Even this piece of vital information was in the public realm for some time, although it is good to have clear confirmation now.
The difference between the situation at BNM (highly irregular and speculative trading by the central bank) and 1MDB (alleged theft) are quite different even if the amounts involved are of the same order of RM30 billion. No one except the counterparties to BNM’s trade, including currency trader George Soros, benefited from the massive positions taken by BNM.
It was also established that there were attempts to hide the extent of losses, widely reported at the time to be just RM5.7 billion, going by the deficiency in shareholders’ funds of BNM for 1993. In fact, the RCI was told by a BNM official that several papers involving the losses were classified under the Official Secrets Act. But it was not established who decided to classify the documents.
There were gaps in terms of the chain of command that led to the losses which the RCI was not able to fill. Former Bank Negara advisor Nor Mohamed Yakcop said he accepted his fair share of accountability over the foreign exchange (forex) losses incurred in the late 1980s and early 1990s.
But he said he never discussed the forex transactions in the years between 1986 and 1993 with both the then Finance Minister Anwar Ibrahim and Prime Minister Mahathir, which if true, absolves them of blame for the losses.
“The forex losses occurred, there is no denying it. Também não há como negar a minha responsabilidade pelas perdas cambiais. I accepted my fair share of the accountability and resigned from Bank Negara.”
Nor Mohamed became the first casualty of the RCI as he resigned his Deputy Chairman’s position at Khazanah Nasional Bhd, the government sovereign fund which he had helped nurture back into capability and trust starting in 2004 under previous Prime Minister Abdullah Ahmad Badawi.
He had been under political pressure to finger Mahathir over the forex scandal but he steadfastly refused to do so.
He issued a document of nearly 4,000 words to the RCI, which makes compelling reading, outlining the events leading to BNM’s forex trading activities.
“Prior to 1985, BNM was not active in external reserves management, including forex trading, given the relative stability in the international foreign exchange market.
“The situation changed in 1985. On 22 September 1985, five OECD countries met in private at the Plaza Hotel in New York and decided among themselves, without consulting other countries, that the yen and the German Deutsche mark should be strengthened significantly against the US dollar by way of market intervention,” he said.
This was the exact same argument given by Mahathir as I explained in this article when he justified BNM’s interventions in the currency market.
“If the political intention in the setting up of this inquiry, or inquisition as some have called it, is to ascribe blame to and imply benefit to some – especially the Prime Minister at the time, Dr Mahathir Mohamad – it has not been conclusive.”–P. Gunasegaram.
Bernama reported on November 5, 1990: “Speaking to reporters after delivering a keynote address at the 17th Asian Advertising Congress here, Datuk Seri Dr Mahathir said, ‘We are stabilising our own currency.
“‘When they do something it is always alright. We are trying to protect our currency. We have lost a lot of money before when they revalued their currency like the yen. We lost a lot of money because we borrowed yen, when they devalued their currency we also lost money.
“‘So what is wrong with our protecting our own interest, why is it when they can protect their interest and we cannot. I cannot understand this.’”
That’s clear indication he condoned currency trading by BNM. Of course, that does not necessarily mean Nor Mohamed would have taken instructions from Mahathir, although they were on the same page in their views.
The person who Nor Mohamed reported to was Jaffar Hussein, then BNM Governor. He quoted Jaffar’s speech which advocated active intervention in the forex markets to manage reserves, to indicate that Jaffar was the main architect of the policy. Mahathir too put the responsibility of the forex trades on Jaffar.
Said Nor Mohamed in his statement: “I need to elaborate on this point because Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein is no more with us, and it is important that we recognise the wisdom of this great man. O governador acredita que, pela gestão ativa das reservas externas, poderemos adquirir as habilidades, o conhecimento e a experiência necessários para servir a nação, quando necessário, tanto em atividades de desenvolvimento quanto para superar qualquer crise financeira que a nação possa enfrentar. no futuro. He termed this as ‘market expertise’.
“Indeed, Allahyarham Tan Sri Jaffar Hussein’s foresight regarding market expertise saved the nation during the 1997/1998 financial crisis. In a strange twist of history, the skills, knowledge and experience acquired in BNM enabled the nation to implement the Unorthodox Measures of September 1998.”
And Nor Mohamed went on to enumerate how he used this “expertise” to help rescue the country from the ravages of 1997-98 Asian financial crisis and saving the country hundreds of billions of ringgit.
However, former Finance Minister Anwar Ibrahim, now an ally of Mahathir under Pakatan Harapan, fingered Nor Mohamed as the person most responsible and had wanted him sacked.
Anwar said Nor Mohamed was found to have overstepped his boundaries following the forex losses.
“He did not report the true picture to him (Jaffar). I instructed that Nor Mohamed be sacked, if possible, by 4pm (on the day of the meeting). If he didn’t resign, I would have sacked him.”
Asked about Nor Mohamed’s comments about learning a lesson, he was scathing: “His assertions are absurd. You must be accountable. It doesn’t have to cost the country billions to learn a lesson. He should go back to business school (to learn a lesson),” said Anwar.
Mahathir similarly laid the blame on Jaffar. Citing a meeting with Jaffar, he said he was informed verbally by the then governor that BNM could strengthen the country’s reserves and currency through forex trading. Jaffar’s decision to go actively into forex trading, said Mahathir, was not made with his knowledge.
“As Prime Minister, I was never involved in Bank Negara’s administration and I believe that I was not permitted under the law to get involved in its policies and affairs.”
Mahathir, however, says this does not mean that the Governor, then, never talked about the central bank in general terms.
According to Nor Mohamed, in his written communication to the RCI, he was tasked with implementing the external reserves management policy as determined by the BNM’s board.
“…I reported both to the Governor and the External Reserves Committee (ERC). Conversei com o governador sobre a gestão de reservas externas regularmente e, certamente, sempre que havia um grande movimento nas taxas de câmbio. Eu também relatei ao ERC sempre que se encontrava. Os membros do ERC incluíam, entre outros, o Governador, o Vice-Governador e os Conselheiros. Further, there were weekly Senior Officers Meeting, where the external reserves matters were sometimes discussed.”
However, then deputy governor of BNM Lin See Yan has a different story to tell. Lin told the RCI he was first informed about the losses by the former bank Special assistant to the Governor, Lee Siew Kuan.
He also said he was then informed about the losses by “friends from the International Monetary Fund (IMF)”. “They told me ‘we know you have made open positions and you have made big losses, please stop it’.” Both Lin and Lee then went to see Jaffar whom Lin said had confirmed the losses.
“We asked how big the losses were, he said he was not sure.”
Jaffar, said Lin, had then agreed that Lee, with the help of former Bank Negara Assistant Governor Abdul Murad Khalid, were to then carry out preliminary investigations immediately. The investigations then had found that Bank Negara had large open forward positions in multiple currencies which meant that the bank would suffer more losses.
“As a central banker, (for me) the risk was not acceptable,” said Lin.
Meantime former Finance Minister Daim Zainuddin, during whose tenure from 1985 to 1991 BNM started engaging in active forex trading, denied any knowledge of forex dealings, raising the question as to who the instructions came from. Daim also said if he knew about the forex trading, he would have stopped it.
Mahathir, as explained, is likely to have known and sanctioned BNM’s orthodox foreign exchange activity. The three people who would have known for sure the chain of authority are Mahathir, Nor Mohamed and Jaffar. Mahathir and Nor Mohamed’s accounts to the RCI implicate Jaffar, who is not here to defend himself.
The RCI is expected to complete its probe within three months from the date of its setting up on July 15 and thereafter submit its report to the Agong.
But unfortunately, there are not many conclusions that it can make considering that the RCI comes 25 years too late. What is clear is RM31.5 billion in losses were made.
What is not clear is how they were made and why certain people were given so much authority to trade way beyond the normal acceptable limits for a central bank. No central bank has before or since lost more money on trading than BNM.
The answers will continue to be in the realm of conjecture and circumstantial evidence. There can be little doubt that Nor Mohamed was doing what he thought was best for the country. But it should have been very clear to him that he was taking a large risk because the losses would have been massive – and turned out to be so – if his bet was wrong.
Was he acting entirely on his own when he took that bet? Is it likely he consulted no one before he made his bets? Who gave him the go-ahead to make such unprecedentedly large bets? Did he exceed the limits set by BNM? Were there any limits?
Was Jaffar indeed the architect of BNM’s forex policy? Remember, his background was accountancy – he was a partner at PwC. He was known to be conservative when he was CEO of Malayan Banking. Was he protecting someone when he took the rap?
This hastily convened RCI, which has a couple of months to complete its report and recommendations, is not going to answer all these questions satisfactorily.
Nor Mohamed Yackop– Not Sacked but elevated under Mahathir, Badawi and Najib Razak.
9 de setembro de 2017.
Nor Mohamed Yackop– Not Sacked but elevated under Mahathir, Badawi and Najib Razak.
Khazanah Nasional Berhad’s Deputy Chairman–The Currency Trader Rogue who broke Bank Negara Malaysia–Nor Mohamed Yakcop. He was never made to account for his excesses. Instead, under Mahathir, Badawi and Najib Razak was elevated. That is the genius of Malaysia.
ANWAR Ibrahim wanted to sack Bank Negara Malaysia’s (BNM) Assistant Governor Nor Mohamed Yakcop for exceeding his boundaries in forex trading, the Royal Commission of Inquiry (RCI) into the forex losses, heard today.
Anwar, who was then Finance Minister, told the RCI that Nor Mohamed had not only exceeded his boundaries, he had also failed to provide an accurate report on the losses suffered by BNM through forex trading.
“The final explanation (by Jaffar) was accurate because (it) verified that Nor Mohamed exceeded the mandate given to him. “(Nor Mohamed) did not give an accurate report to him (Jaffar).
“I instructed that Nor Mohamed be sacked, if possible at 4.00pm (during their meeting),” said Anwar in reference to a conversation he had with the then Bank Negara Governor Jaffar Hussein in 1994.
Anwar added he would have initiated the sacking if Nor Mohamed refused to resign. Nor Mohamed resigned from his position in April 1994.
Anwar, the de facto leader of PKR and Pakatan Harapan, also criticised Nor Mohamed for the latter’s testimony at the RCI yesterday where he had said he deemed the forex losses as a lesson that helped the country in facing the Asian financial crisis.
“His assertions are absurd. You must be accountable (for what has happened),” said Anwar when the matter was prompted by RCI panel member Saw Choo Boon today.
In his testimony yesterday, Nor Mohamed took accountability over the forex losses and admitted he was responsible for BNM’s forex trading from 1986 until 1993, before his resignation. He said that he accepted his fair share of accountability over the forex losses incurred in the late 1980s and early 1990s.
Nor Mohamed also told the RCI panel that he never discussed the forex transactions in the years between 1986 and 1993 with both Anwar and then prime minister Dr Mahathir Mohamad.

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